EVENTOS

Gastronomia

Da cozinha da avó recuperam-se receitas cuja origem se perdeu no tempo. Aqui o tomate é rei e descobrimos que pode ser confeccionado de mil e uma maneiras. O mangusto de bacalhau, que não falhava uma mesa da aldeia durante o inverno, e os chicharos, outrora despromovidos por serem a base de alimentação dos agricultores, regressam à mesa, com os sabores e texturas quase em extinção.

Para adoçar a boca, nada como deliciar-se com um doce que mantém viva a presença dos mouros na aldeia, os famosos coscorões, regados a aguardente, açúcar e canela.

Mas não ficamos por aqui. 


Atreva-se a experimentar novos sabores!

Roteiros temáticos

Tomatada

 - dos campos até ao tacho, percorremos o circuito da produção de tomate, desde os campos agrícolas até à cozinha, onde aprendemos a confeccionar algumas receitas tradicionais da aldeia.

Os carvoeiros

 - na serra sobranceira a Rio Maior, encontramos a arte tradicional de produção de carvão em fornos de barro. 

Aldeias de pedra

 - a pouco mais de uma hora de Lisboa, as gentes de São Bento aproveitam a pedra para guardar água e tiram partido do vento. Parta à descoberta de cascatas, algares e praias jurássicas.

Histórias do Tejo

 - fonte de vida e de morte, o Tejo marca ainda hoje as gerações ribeirinhas. Partimos à descoberta destas histórias, pela voz dos seus protagonistas.

Nas profundezas da terra

 - são precisos 683 degraus até chegar ao fundo das grutas, mas a paisagem recompensa o desafio. No final do percurso, reservamos um programa único e memorável, contribuindo para a preservação do património imaterial da região.

Outros percursos à medida.

Workshops

. Colchões de palha

. Tapetes de trapilhos

. Bonecas de pano

. Doces e compotas

. Escrita - jornalística, contos e lendas, profissional

. Ideal para retiros e outras actividades com grupos até 15 pessoas.

Atividades sujeitas a marcação e número mínimo de 4 pessoas. 

Consulte-nos para conhecer a nossa oferta e programas à medida.